Planetas Retrógrados

Considerando do ponto de vista da Terra, os planetas podem ocasionalmente movimentar-se para trás. Esta condição é denominada astronomicamente de movimento retrógrado aparente, porque é o resultado da combinação dos movimentos da Terra e do planeta em torno do Sol, mas na realidade um planeta jamais move-se para trás.

Antes de mudar de movimento, também aparentemente o planeta estaciona.

É importante lembrar que isto acontece apenas com os planetas, portanto o Sol, estrela central do sistema ao qual a Terra pertence, e a Lua satélite da Terra, nunca passam por estas situações.

Para a Astrologia, estes fenômenos têm um significado simbólico importante. Quando o planeta está retrógrado, as questões regidas por ele apresentam retrações ou demoras no seu desenvolvimento. Quando estacionário, a força de seu significado é poderosa e positiva. Se o estacionamento for para voltar ao movimento DIRETO, contudo, se isto ocorre para passar ao movimento RETRÓGRADO, as atividades significadas pelo planeta podem apresentar dificuldades.

As mudanças de movimento mais perceptíveis são as dos planetas designados como pessoais: MERCÚRIO (apresenta o maior número de mudanças, porque a cada 4 meses permanece 19 ou 24 dias em movimento retrógrado), VÊNUS (a cada um ano e sete meses fica cerca de 45 dias retrógrado), e MARTE (a cada 02 anos fica 80 dias retrógrado).

Na Astrologia MERCÚRIO rege todas as formas de comunicação, negociação e intermediação. Durante seus períodos de retrogradação, ocorrem problemas, confusões e mal entendidos nas comunicações pessoais, cartas perdem-se ou demoram muito mais que o normal, informações ou documentos podem conter erros que não são percebidos ou deixam de conter dados essenciais. Preferencialmente, durante estes períodos, devem ser evitadas assinaturas de documentos importantes e é conveniente cuidado nas comunicações. MERCÚRIO, o mensageiro e o intermediário, também não favorece cirurgias quando RETRÓGRADO.

VÊNUS rege todas as formas de relacionamento, social e afetivo. Durante seus períodos de retrogradação, os acordos e as possibilidades de entrosamento podem estar dificultados. VÊNUS também representa o belo e o agradável, por isto não favorece cirurgias plásticas quando RETRÓGRADO.

MARTE rege as ações levando-nos a promover empreendimentos e tomar atitudes. Durante o períodos de retrogradação parece que avançamos e recuamos, sem progredir em nossos objetivos. Por isto não é um bom período para começar novos empreendimentos porque eles poderão ser prematuros e quando MARTE retornar ao movimento direto será necessário recomeçá-los ou poderão ser completamente abandonados.

Entretanto, o período de retrogradação é favorável para o planejamento de um novo projeto ou para a revisão de um já em desenvolvimento, de modo a concluí-lo.

Fisicamente MARTE corresponde ao nosso dinamismo, e por este motivo, quando RETRÓGRADO não favorece atividades que exijam grande esforço físico, coragem ou espírito de aventura. Por este motivo no caso de cirurgias eletivas seu período de retrogradação deve ser evitado.