Lua fora de curso

Esta é a designação para o espaço de tempo entre o último aspecto da Lua em um dado signo até sua entrada no próximo signo.

Somente os aspectos Ptolomaicos (conjunção, sextil, quadratura, trígono e oposição) são considerados em relação ao Sol e aos planetas. Pontos e asteroides não são levados em conta.
Estes períodos ocorrem a cada 2 ou 3 dias e sua duração varia de minutos a 3 dias, dependendo da posição da Lua com relação às posições do Sol e dos planetas.

A experiência constata os efeitos da Lua Fora de Curso. Decisões tomadas durante estes períodos não se desenvolvem da maneira esperada ou não são concretizadas, por este motivo é conveniente evitá-las, durante estes períodos de tempo.

Compras efetuadas durante os períodos em que a Lua está Fora de Curso podem não apresentar-se como um bom investimento, no caso de equipamentos elétricos ou mecânicos, defeitos podem surgir logo após a aquisição.

A Lua Fora de Curso também não favorece eventos públicos e cirurgias, que podem não ocorrer da forma esperada. Nestes casos é conveniente acrescentar uma margem de segurança, 3 horas antes da Lua sair de curso até 3 horas após a Lua entrar em curso.

Celisa Beranger

Veja a tabela abaixo e imprima para consulta

HORÁRIOS EM QUE A LUA ESTARÁ FORA DE CURSO EM 2016
Os horários da tabela abaixo foram estabelecidos para Brasília, a Capital Federal, e devem ser utilizados por todos os estados que seguem o horário da capital, inclusive no período de 01 Janeiro a 20 de Fevereiro de 2016, quando 12 estados estão em horário de verão. Também a partir de 16 de Outubro (3º domingo), Novembro e Dezembro estão considerados no Horário de verão. Quando for definida a data do início do Horário de Verão, será necessário confirmar se ela está de acordo com o que foi considerado.

luaforadecurso2016