Fases da Lua e Eclipses

Um ciclo de lunação corresponde ao tempo em que a Lua leva para voltar a uma mesma posição em relação ao Sol. Dentro do ciclo ocorrem 8 fases, embora apenas 4 sejam mais difundidas. As fases mais importantes são a Nova e a Cheia, ocasiões em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados.
A localização em um Mapa Natal das posições zodiacais em que ocorrem as fases da Lua, mostra os assuntos em atividade no mês lunar. Estas fases são importantes também para ativação de Trânsitos e Progressões.

As Luas Novas são boas ocasiões para começar a desenvolver algo, pois, por darem início ao ciclo elas têm o simbolismo de começo, mas o dia mesmo da Lua Nova e o dia seguinte, quando a Lua não apresenta nenhuma luz, devem ser evitados. Nas proximidades da Lua Cheia (3 a 5 dias antes ou depois) cirurgias devem ser evitadas , pois como as marés, a atração da Lua puxa os líquidos do nosso corpo, aumentando a probabilidade de inchações e hemorragias.

Para eventos ligados ao público, a Lua Cheia é favorável, por ser o ponto culminante do ciclo e atrair mais pessoas.

Normalmente, a cada 6 meses lunares ocorrem uma Lua Nova e uma Cheia especiais e mais marcantes, que são os Eclipses do Sol (na Nova) e da Lua (na Cheia). Este intervalo acontece, porque para que ocorra um eclipse é necessário que no alinhamento dos 3 corpos a Lua
esteja sobre a eclíptica (que é o caminho aparente do Sol). Entretanto, devido ao Ciclo de Saros, ocasionalmente o intervalo entre 2 eclipses de um mesmo tipo, pode ser de apenas um mês lunar.

Os eclipses têm astrologicamente um tempo de duração maior que o de uma lunação comum, vigorando até que outro eclipse de mesma natureza ocorra. As casas do Mapa Natal em que eles se localizam enfatizam assuntos ou questões pessoais que precisam ser revisados.

Os eclipses e lunações são fundamentais para a Astrologia Mundial, mas também têm grande importância para a Astrologia pessoal.

Celisa Beranger

Veja a tabela abaixo e imprima para consulta:

Fases da Lua e Eclipses para 2018
Os horários da tabela abaixo foram estabelecidos para Brasília, a Capital Federal, e devem ser utilizados por todos os estados que seguem o horário da capital, inclusive no período de 01 Janeiro a 17 de Fevereiro de 2018, quando 11 estados estão em horário de verão. Também Novembro  e Dezembro estão considerados no Horário de verão, definido para ter início dia 04 de Novembro ( 1º domingo).