Currículo

INICIAÇÃO

Apresentação da Astrologia – Definição. Noções da História da Astrologia em seus 4.000 anos. Informação das aplicações e usos desse saber.

Noções de Mecânica Celeste para Astrologia – Equador, Eclíptica e Zodíaco. O Sol e os 04 pontos cardiais celestes. Os movimentos da Terra e os fusos horários. Os movimentos aparentes dos planetas.

Qualidades Primitivas e Elementos – base para entendimento dos planetas e dos signos.

Luminares e Planetas – classificações. Descrição da natureza essencial de cada um. Dignidades e debilidades por signo.

Signos – Conceito geral, classificações. Descrição dos princípios dos doze signos.

Casas – Conceito geral. Classificações, hemisférios e quadrantes. Descrição dos assuntos de cada casa.

ASPECTOS – Classificações. Regras para interpretação dos aspectos. Os aspectos formados entre luminares e planetas. Os aspectos dos luminares e planetas com o Ascendente e o Meio do Céu.

PLANETAS NOS SIGNOS E NAS CASAS – Signo: como a função do planeta opera. Casa: a área da vida na qual a função do planeta aparece mais. Regras. Exemplos práticos.

CÁLCULO DO MAPA NATAL – As medidas sexagesimais de tempo e espaço. As efemérides e tábuas de casas. O cálculo dos planetas, aspectos e casas. A montagem do mapa, Pontos médios e relocação.

MECÂNICA CELESTE PARA ASTROLOGIA – As galáxias, constelações e estrelas. O Sol e seu sistema planetário, a Terra e seus movimentos, a Lua. Sistema de Coordenadas. Os eclipses e os cometas. A ponte entre os dois saberes que estiveram juntos nas Universidades européias.

INTERPRETAÇÃO – A TÉCNICA E A PRÁTICA Roteiro. As diversas maneiras de sintetizar o Mapa Natal. Assinatura. Dispositor final. As três teorias para encontrar a dominante. Padrões planetários. Planeta estacionário, focal de quadratura T, sem aspecto. A Teoria das Determinações. Aplicações práticas em mapas.

PARTES, NODOS E LILITH – Os lotes ou partes, origem, conceito e utilização. Nodos e Lilith, conceito, significado e utilização.

SUPERVISÃO PARA PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO DE MAPAS

ESTRELAS FIXAS – As estrelas fixas, sua localização na constelação, sua natureza e significado particular. Os dois métodos para utilização das estrelas.

COMPARAÇÃO DE MAPAS – Sinastria e Mapa Composto. Os princípios básicos. A superposição e os interaspectos entre dois mapas. O mapa composto. Exercícios práticos.

TRÂNSITOS DOS PLANETAS LENTOS – Conceito e regras para utilização dos Trânsitos dos planetas lentos. Interpretação dos aspectos formados com as posições de luminares e planetas no mapa natal. Significado da passagem dos planetas em trânsito através das casas natais.

PROGRESSÕES – Fundamento e cálculo. O Mapa Progredido Secundário. As mudanças de movimento, de signo e de casa na Progressão Secundária. Direções secundárias e simbólicas formadas com o Mapa Natal. Exercícios práticos.

REVOLUÇÕES SOLARES E LUNARES – fundamento e cálculo. O mapa da revolução e a superposição com o Mapa Natal. O desenvolvimento das revoluções, suas subdivisões e progressões. A revolução lunar. Exercícios práticos.

LUNAÇÕES E ECLIPSES – Interpretação das Luas Novas e Cheias por casa e aspectos. Os eclipses natal e pré-natal. A interpretação do movimento dos eclipses através das casas e a ativação dos planetas natais através dos aspectos. Exercícios práticos.

CONJUGAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PREVISÃO – Estudo da interação de Revoluções solares, Progressões, Trânsitos, Lunações e Eclipses na interpretação de um período anual ou de um momento dado. Exercícios práticos.

ASTROLOCALIZAÇÃO – Relocação, Astrocartografia e Espaço Local. O mapa em movimento.

ELETIVA – A escolha da melhor data para começar um dado evento.

EVOLUTIVOS (Optativa) – A evolução do mapa natal, através dos movimentos do Ascendente ou do Meio do Céu. O cálculo, a teoria e a interpretação do Fatum, Proluna e Ponto Idade.

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO
Para receber o certificado, o aluno deverá concluir seu curso com um trabalho final sobre tema de sua escolha pessoal que deve versar sobre assunto lecionado no curso, e que ateste seu domínio sobre as demais matérias.

OBSERVAÇÃO: Aqueles que desejarem obter o conhecimento astrológico apenas para uso pessoal, sem interesse nas previsões ou no exercício da atividade profissional, podem parar na Interpretação de Mapas – A Técnica e a Prática e caso não haja interesse no Cálculo podem não cursá-lo.